Salas de jantar: sugestões e dicas para decoração

Descubra dicas incríveis para incrementar a decoração da sua sala de jantar

Salas de jantar: a vida moderna acabou jogando de lado o antigo hábito de fazer as refeições à mesa. Mas com a tendência de ‘gourmetizar’ a cozinha, esse costume tem voltado, devagarinho, as casas atuais. E para oferecer uma refeição com toque de chef nada melhor do que uma sala de jantar confortável e visualmente atraente.

Por isso mesmo que o post de hoje é dedicado somente à decoração de salas de jantar. Não importa o tamanho ou se você ainda nem tem uma em casa. Com as dicas abaixo você vai ver que é possível montar um espaço desses com tudo o que precisa para garantir momentos ainda mais agradáveis em família. Afinal, nada melhor do que uma companhia agradável regada a boa comida e boa bebida.

 

 

Dicas e sugestões de decoração para salas de jantar

1. Valorize o espaço com funcionalidade

Seja a sala de jantar grande ou pequena é necessário pensar na disposição dos móveis e, consequentemente, na funcionalidade desse ambiente. O espaço necessário para circulação deve ser de, no mínimo, 90 centímetros já contando com as cadeiras ocupadas. Isso quer dizer que deve-se respeitar esse limite entre a mesa de jantar e a parede, ou outro móvel, para que as pessoas se movimentem livremente sem atrapalhar uma a outra.

2. O que precisa nas salas de jantar

Na hora de montar a sala de jantar muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que usar nesse ambiente. Alguns itens são óbvios e indispensáveis, outros podem ser inseridos conforme o uso e o estilo de cada um.

De modo geral, uma sala de jantar para ser minimamente confortável e cumprir sua função, precisa contar com uma mesa, cadeiras e um aparador ou buffet. Você ainda pode optar por um bar, poltronas e mesas laterais ou uma cristaleira.

3. Como escolher a mesas e as cadeiras ideais para salas de jantar

O tamanho da mesa e o número de cadeiras são calculados a partir do espaço que você tem disponível e do nível de utilização. Mesmo que você tenha espaço para acomodar uma mesa de oito lugares é importante refletir se um móvel desse tamanho é realmente necessário dentro do seu estilo de vida.

Outra dica é se atentar para o formato da mesa. Existem modelos retangulares, quadrados e circulares. Para uma sala de jantar pequena, o mais recomendado são as mesas retangulares, pois ocupam menos espaço. As mesas redondas e quadradas devem ser usadas em ambientes maiores.

Já em relação as cadeiras, elas não precisam ser necessariamente iguais a mesa. É possível usar cadeiras de tamanhos, cores e formatos diferentes, mas que tenham de preferência o mesmo estilo da mesa, por exemplo, uma mesa rústica com cadeiras rústicas ou uma mesa moderna com cadeiras modernas.

Para as mesas menores prefira cadeiras menos volumosas, sem braços e com encosto baixo. Já para mesas maiores, as cadeiras estilo poltrona, com braços e encostos altos estão liberadas.

4. Iluminação de arrasar

A iluminação é um ponto de muito destaque na sala de jantar e deve ser priorizada no projeto. É comum utilizar nesse ambiente iluminação direta sobre a mesa com o auxilio de luminárias e lustres pendentes.

Procure manter o equilíbrio entre a decoração da sala e o estilo da luminária. Um ambiente moderno pode usar sem medo lustres com design arrojado e diferenciados. Já as decorações mais clássicas e sofisticadas ficam ótimas com lustres de cristal e pingentes. Agora se a sua intenção é criar uma sala de jantar rústica aposte nas luminárias de vime ou madeira, por exemplo.

Inclua no projeto de iluminação spots para luz indireta. Eles ajudam a criar um clima mais intimista e aconchegante para um jantar mais especial. Mas, lembre-se que para conseguir esse efeito é importante usar lâmpadas amarelas.

5. Use espelhos

Os espelhos são grandes aliados da decoração e, ainda, ajudam a ampliar a sensação de espaço no ambiente. Na sala de jantar use-o na altura da mesa ou cobrindo toda a parede para criar amplitude.

Leave a Reply