Decoração de casamento 2019 | Cores, flores e mais tendências

Em 2018, o universo das noivas foi marcado por itens como varal com luzinhas, suculentas e cerimônias diurnas. Quando o assunto é decoração de casamento 2019, algumas destas tendências permanecem. Ao mesmo tempo, o novo ano abre portas para uma série de novidades. As noivas mais antenadas conferem aqui o que é última moda no setor e encontram dicas para se inspirar.

 

 

Qualquer noiva pode apostar no que está na moda?

Por mais que a moda dite o dia a dia das pessoas ao redor do mundo, nem toda noiva precisa seguir as tendências de casamento 2019. Na verdade, o mais importante em uma festa é não abrir mão de sua identidade e apostar em cores, flores, mobiliários e estilos em geral que tenham a sua cara na hora de pensar na decoração de casamento 2019.

“Não tem sentido para uma mulher romântica focar no estilo industrial, por exemplo, só porque é tendência. Não vai combinar”, diz Shirley Yáñez, decoradora na We Do Yáñez. “Fiz o casamento de uma noiva, por exemplo, que queria tudo colorido porque achava que, assim, a festa seria descolada. No meio do projeto, ela estava infeliz. A festa acabou sendo branca e verde, e, mesmo assim, descontraída”.

Então, se você é uma noiva clássica, as dicas para ter a decoração de casamento dos sonhos talvez não estejam aqui, mas sempre é possível buscar uma inspiração. A seguir, você verá o que será moda nos casamentos 2019. Aí você poderá analisar com cuidado quais dessas tendências se aplicam ou não ao seu Grande Dia.

Paletas de cores para casamento 2019

Na decoração de casamento, as cores mais usadas em 2018 foram o Marsala e o Ultra Violet, a cor do ano escolhida pela Pantone. Ambos, são cores fortes e que caíram no gosto das noivas! Mas com o novo ano, também algumas novas paletas prometem fazer sucesso na decoração de casamento 2019.

Living Coral (Coral Vivo): cor do ano 2019

Depois de muita espera e ansiedade a Pantone anunciou a cor do ano 2019! A escolhida foi o Living Coral, ou Coral Vivo que traz a sensação de conforto, leveza e alegria! A cor, pode ser combinada com paletas suaves e podem aparecer em detalhes da decoração do Grande Dia.

Turquesa

No universo dos casamentos, a cor, que fica entre o azul e o verde, deve aparecer pontuada na decoração. “Ela pode ser bem perigosa quando usada de forma predominante. O ideal é trabalhá-la nos detalhes, para que fique elegante”, conta Bruno Zani, sócio-diretor da Cenográphia Projetos de Festas.

Menta, lavanda e a consolidação dos tons pastel

Os tons pastéis, também chamados de candy colors, continuam em alta nas cores para casamento 2019. São tonalidades divertidas que trazem frescor para as decorações, além de serem bem femininas e românticas. Podem ser adaptadas para diferentes estilos de festas e combinadas com tons mais fortes.

A cor lavanda é uma que apareceu em 2018 e tem tudo para continuar na moda. Ela tende a ser mais pálida e mais próxima ao azul e até ao cinza. Combina bastante com noivas românticas. Maíra Ferreira, paisagista e proprietária do Horto Girassol, destaca ainda o verde menta como uma das tonalidades que vão roubar os holofotes em 2019.

Nova moda nos arranjos florais

Muito além das cores, a decoração de casamento 2019 também tem tendências para os arranjos florais. Dois estilos serão destaque. De um lado, estão aqueles com cara de “colhidos na hora”. Do outro, aparece um conceito bem mais artístico, com flores e folhas secas pintadas à mão.

Folhagens, sementes e arranjos desconstruídos

Os arranjos no estilo bolinha estão cada vez mais fora de moda. De acordo com Bruno, vamos continuar vendo decorações desconstruídas, que roubaram a cena em 2018. “A folhagem passa a ser tendência. Sementes, idem. Os excessos de flores já aparecem com menos força”, ressalta.

Dentro desse contexto, flores até então consideradas exóticas e pouco usadas em casamentos, como pata-de-vaca e costela-de-adão, ganham espaço.

Para o especialista, o estilo é um reflexo da própria situação econômica do Brasil. “Quem não tem dinheiro, não consegue comprar. Quem tem, não quer ou não pode ostentar”, aponta.

Vale ainda ressaltar que os arranjos desconstruídos combinam mais com noivas moderninhas. “É mais complicado para quem segue o estilo clássico encontrar-se nos arranjos desestruturados e nas cores fortes”, afirma Bruno.

Flores e folhas secas pintadas à mão

Surfando na tendência do casamento eco, Maíra apresenta para o universo das noivas a linha Tropikalia, que traz uma técnica artística conhecida como artesanato seco. Na prática, buquês e arranjos feitos com natureza morta, galhos, flores e folhas secas são pintados à mão.

“Pegamos as flores desidratadas e depois as pintamos na tonalidade que a noiva desejar. É uma decoração de casamento 2019 impactante e que pode ter cores adaptadas a qualquer tipo de festa, indo da clássica até a mais alternativa”, explica a paisagista.

Tendências para decoração de casamento 2019

Em vez de focar em detalhes do casamento, você está atrás de um estilo para basear a festa inteira? Então, veja o que os especialistas em decoração indicam para 2019!

 Estilo industrial

A decoração industrial para casamento trabalha com móveis no estilo de fábrica, com ferros forjados, latão, madeiras mais retas e desgastadas. “Como segue uma linha rústica e desconstruída, combina mais com noivas que vão se casar de manhã e no começo da tarde. Também é ideal para quem não é tão clássica e tem uma pegada moderna”, comenta Shirley.

Segundo a especialista, o estilo de decoração tem forte influência estrangeira, e, inclusive, fez bastante sucesso em 2018 fora do país. “As noivas, durante suas buscas pelo Pinterest, acabaram esbarrando nas referências e as transformaram em tendência para o próximo ano”, revela.

Home sweet home

Festas mais aconchegantes e com cara de caseiras continuarão como forte tendência para 2019. “São casamentos bastante personalizados e alinhados com o estilo dos noivos”, diz Bruno. Mais íntimos, têm tudo para combinar com noivas minimalistas.

Só não vale apresentar o estilo para o decorador da festa e acabar aceitando todas as dicas do especialista. “Lembre-se: este estilo de casamento tem que ter a cara da casa dos noivos e de suas famílias anfitriãs, não a da casa do profissional”, alerta o sócio-diretor da Cenográphia.

 

 

 

Fonte: revista.icasei

Leave a Reply